Hérnia de disco

O que é hérnia de disco?

Problema bastante comum na população, a hérnia de disco é uma alteração que acomete o disco intervertebral, estrutura que funciona como um “amortecedor” da coluna.

Quando parte do conteúdo do disco intervertebral se desloca do seu local de origem, chamamos esse fenômeno de hérnia de disco.

Essa condição pode provocar dores constantes na coluna, irradiada para os membros e limitação de movimentos ao paciente, além de predispor a outros tipos de problemas relacionados ao desgaste do disco.

Sendo sua ocorrência mais comum na região lombar, a hérnia de disco interfere diretamente nas atividades diárias do paciente, necessitando da avaliação, diagnóstico e tratamento de um ortopedista especialista em coluna.

hérnia de disco

 

O que é o disco intervertebral?

São estruturas que se localizam na coluna vertebral, entre cada vértebra, funcionando como “amortecedores”. Essas estruturas possuem a função de absorver a carga e evitar o atrito entre as vértebras, o que favoreceria o desgaste ósseo e causaria dor intensa.

 

Na hérnia de disco, os discos intervertebrais acometidos sofrem deslocamento em relação ao seu local de origem, ou seja, uma parte do disco passa a ocupar um local inadequado, podendo acometer estruturas vizinhas, como os nervos.

 

Esses pequenos “amortecedores” compõem toda a estrutura da coluna, no entanto, cada região possui discos com características específicas, de acordo com a exigência motora. Os discos lombares, por exemplo, por se encontrarem em uma região de maior carga, são maiores e mais robustos que os discos cervicais.

Causas de hérnia de disco

Dentre as principais causas da hérnia de disco, está o estilo de vida do paciente, como o uso inadequado da coluna vertebral e mesmo o seu sobreuso. Profissões que exigem movimentos e um trabalho constante da coluna, bem como uma postura inadequada, favorecem o desgaste prematuro ou o deslocamento discal.

 

hérnia de discoAlém disso, outra causa da hérnia de disco está relacionada à senilidade. À medida que os anos avançam, há uma tendência a ocorrer maior desgaste dos discos e, consequentemente, as hérnias de disco. Com o passar dos anos, os discos intervertebrais vão perdendo o poder de desempenhar sua função de maneira natural devido a desidratação e desgaste desta estrutura. Isso os enfraquece e os altera anatomicamente, propiciando a ocorrência de hérnias. O tabagismo também é um fator que acelera o processo de envelhecimento dos discos.

 

Mesmo que o trabalho ou a má postura estejam atrelados à degeneração discal, condições físicas como a obesidade também favorecem este problema. O peso do corpo é sustentado pela coluna, logo, quanto maior o peso da pessoa, maior a sobrecarga nos discos intervertebrais, resultando num desgaste mais acelerado.

 

Praticar atividade física é uma forma de manter os discos intervertebrais hidratados e saudáveis. Entretanto, se realizado de modo inadequado em intensidade ou com movimentos incorretos, também pode predispor à desidratação prematura do disco e à hérnia de disco.

Quais os sintomas da hérnia de disco?

O principal sintoma da hérnia de disco é a dor. A dor decorrente dessa condição pode se manifestar de diversas formas, principalmente como dor no local da hérnia, isto é, dor cervical ou dor lombar, ou mesmo dor irradiada para os membros. Se a hérnia de disco acomete a coluna cervical, é bastante comum que haja queixas de dor, formigamento, dormência ou perda de força nos membros superiores (braço, antebraço ou mão).

 

hérnia de discoAlgo semelhante ocorre quando a hérnia de disco acomete a coluna lombar, podendo haver dor, formigamento, dormência ou perda de força nos membros inferiores (glúteo, coxa, perna e pé).

 

A dor na coluna cervical é chamada de cervicalgia. Quando essa dor é irradiada para o membro superior, causada por uma hérnia de disco na coluna cervical, é chamada de cervicobraquialgia ou apenas braquialgia.

 

Chamamos de lombociatalgia, ciatalgia ou ciática, quando a dor causada por uma hérnia de disco lombar se irradiar para os membros inferiores, sendo um quadro bastante frequente nos pacientes com essa condição. Inclusive, a dor ciática é considerada uma das piores dores conhecidas na Medicina.

 

Outro sintoma que pode ocorrer é a limitação de movimentos ou perda de força nos membros, visto que a hérnia de disco pode causar compressão dos nervos e raízes nervosas que percorrem o canal vertebral, dificultando ou impedindo sua função adequada.

Diagnóstico da hérnia de disco

O diagnóstico da hérnia de disco é feito mediante a história e sintomas do paciente, o exame físico com testes clínicos e exames de imagem.

 

Os exames de imagem são essenciais nessa condição, pois mostram a hérnia de disco, o local da alteração e se há alguma compressão ou comprometimento dos nervos.

 

O principal exame de imagem para hérnia de disco é a ressonância magnética. Eventualmente pode haver necessidade de se realizar exames adicionais, como radiografias ou tomografia da coluna, de modo a auxiliar o diagnóstico pelo ortopedista especialista em coluna.

hérnia de disco

Qual o tratamento para hérnia de disco?

Grande parte dos casos de hérnia de disco podem ser tratados com medidas conservadoras. Primeiramente, indica-se o repouso relativo e o uso de medicamentos prescritos pelo especialista em coluna para amenizar os sintomas mais intensos da fase aguda.

 

Sessões de fisioterapia são prescritas para que os exercícios realizados auxiliem na diminuição dos incômodos causados pela hérnia de disco, tanto para se obter analgesia, fortalecimento muscular quanto pela descompressão de eventuais compressões dos nervos.

 

Com o intuito de se evitar quadros crônicos, persistentes ou reincidentes, técnicas como Reeducação Postural Global (RPG) também podem ser consideradas nas medidas conservadoras de tratamento para a hérnia discal.

 

Quando o paciente sente dor intensa ou que não melhora com a fisioterapia e com a medicação prescrita, pode-se realizar uma infiltração na coluna para alívio imediato da dor.

 

Injeta-se medicação anestésica diretamente sobre o ponto doloroso na coluna, de modo que o paciente consiga uma solução rápida, eficaz e bastante segura para o seu problema.

 

Contudo, estas abordagens devem ser feitas apenas após a identificação correta do problema e deve ser orientado por um ortopedista especialista em coluna.

Quando a cirurgia de hérnia de disco é necessária?

A cirurgia de hérnia de disco é indicada quando as opções de tratamento conservador se esgotam, quando o quadro do paciente apresenta progressão para problemas neurológicos, como perda de força nos membros, ou mesmo quando estamos diante de uma dor intratável, isto é, um quadro de dor muito intensa que não melhora apesar de todas as medidas conservadoras instituídas.

 

hérnia de discoQuando há a necessidade de uma intervenção cirúrgica, a avaliação de um ortopedista especialista em coluna é de suma importância, visto que as técnicas e as operações realizadas são individualizadas, a depender do local da hérnia, do tipo da hérnia, da queixa do paciente e de outros problemas na coluna que eventualmente podem coexistir.

 

Como funciona a cirurgia de hérnia de disco?

O procedimento cirúrgico realizado é a microdiscectomia, ou seja, a retirada da hérnia de disco. É um procedimento minimamente invasivo, sendo realizado por dilatadores tubulares ou por endoscopia. Ambas as técnicas utilizam pequenos instrumentos cirúrgicos. Na endoscopia, uma câmera de vídeo guia a o cirurgião para realizar a remoção do disco.

 

Recuperação pós-operatória

Por ser uma cirurgia minimamente invasiva, a recuperação é bastante rápida, com pouca dor pós-operatória, podendo o paciente retornar as suas atividades diárias em um curto período de tempo. Geralmente a alta hospitalar ocorre no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. Contudo, para evitar um novo problema, é válido que o paciente mantenha sessões regulares de fisioterapia para a sua reabilitação, além do acompanhamento de um ortopedista especialista em coluna.

 

Mesmo após a cirurgia, a hérnia de disco pode ocorrer novamente. No entanto, é preciso de uma avaliação do especialista em coluna para direcionar o tratamento adequado, visto que a cirurgia pode não ser necessária, apesar da reincidência do quadro.

Como prevenir a hérnia de disco?

Por ser um problema causado por fatores como a senilidade ou estilo de vida, a hérnia de disco pode ser prevenida com hábitos que auxiliem na manutenção da saúde, como manutenção do peso adequado, a prática regular de atividades físicas sob supervisão, não fumar, além de se ater à postura correta.

 

Caso algum sintoma relacionado à dor ou à limitação de movimentos surja, é importante recorrer ao acompanhamento ortopédico para que o diagnóstico prematuro facilite as opções de tratamento e a recuperação.

hérnia de disco

Confira nosso blog

  • Uma dúvida que alguns pacientes trazem para mim no consultório é se eles, uma vez que possuem problemas de coluna, estão proibidos de andar ...

  • Com o avanço da tecnologia dentro do ramo da medicina, cirurgias assistidas por robôs têm se tornado uma tendência devido a sua praticidade,...

  • Em alguns casos sim, em outros não. Isso depende exclusivamente da causa da escoliose. Escolioses degenerativas podem ser evitadas com estil...

Planos de saúde atendidos pelo Dr. Lohran Anguera Lima

Amil

Amil

Amil One

Amil One

Bradesco Saúde

Bradesco Saúde

Itaú Seguros

Itaú Seguros

Lincx Saúde

Lincx Saúde

Medservice

Mediservice

NotreDame Intermédica

NotreDame Intermédica

Omint

Omint

One Health

One Health

Porto Seguro

Porto Seguro

Seguros Unimed

Seguros Unimed

SulAmérica

SulAmérica Saúde

Agende sua consulta com o Dr. Lohran

    Telefone

    WhatsApp

    E-mail

    Lohran Anguera - Doctoralia.com.br