Osteoporose na coluna

O que é a osteoporose na coluna?

A osteoporose na coluna consiste em uma doença de fragilidade óssea, na qual o paciente perde, gradativamente, a densidade da massa óssea, ou seja, há uma perda na qualidade do osso. Isso predispõe o paciente a fraturas na coluna vertebral, muitas delas espontâneas ou com baixa energia de trauma, podendo alterar toda a estrutura vertebral, evoluindo como deformidades.

 

osteoporose na colunaEssa doença é bastante comum em mulheres, que por conta da menopausa e da queda de hormônios no organismo com o avançar da idade, começam a desenvolver essa doença. Uma em cada três pacientes sofrem fratura provocada pela osteoporose.

 

Essa perda da qualidade dos ossos pode ocorrer em qualquer área do corpo. No entanto, o problema é mais relevante em regiões de maior carga, como a coluna, o quadril e o fêmur.

 

Qual a composição dos nossos ossos?

Os ossos são compostos por colágeno, além de cristais de hidroxiapatitas, compostos que geram mais resistência, além de sais minerais, como o cálcio e fósforo.

 

Essa composição encontra-se em equilíbrio dinâmico no nosso organismo, promovendo a constante renovação da massa óssea do paciente, de modo que a estrutura óssea esteja sempre renovada e saudável.

 

Quando o nosso organismo para de produzir substância óssea suficiente para a renovação das estruturas do esqueleto, ou quando boa parte do material ósseo é reabsorvido pelo corpo, ocorre o enfraquecimento do osso, o mesmo perde capacidade de suportar carga, fica poroso, frágil, e se torna sujeito a fraturas.

Quais as causas da osteoporose na coluna?

No corpo humano, há um mecanismo responsável pela renovação óssea, que consiste na eliminação do osso antigo/ruim e produção de osso novo/saudável. A osteoporose compromete esse processo e por isso o indivíduo passa a apresentar uma reabsorção óssea em uma taxa superior à produção de novos componentes ósseos, ocorrendo um déficit na produção ou mineralização das estruturas ósseas. Ainda, há a possibilidade de o novo osso formado ser de uma qualidade ruim e inferior à necessária para que se obtenha um osso saudável. Dessa forma, o osso produzido é frágil e quebradiço, ou seja, incapaz de desempenhar suas funções de forma ideal.

 

osteoporose na colunaDe qualquer maneira, há fatores de risco que favorecem o desenvolvimento da osteoporose na coluna. Uma das principais causas consiste na deficiência de cálcio no organismo.

 

O cálcio é um elemento fundamental para a formação óssea. Durante todo o desenvolvimento e, sobretudo, na fase da juventude, o nosso organismo usa do cálcio para estimular o desenvolvimento ósseo do paciente.

 

Além disso, os ossos são os principais reservatórios de cálcio no corpo humano. Por isso, se o paciente apresenta deficiência de cálcio no organismo, pode sofrer com osteoporose na coluna.

 

Outras condições que favorecem o a ocorrência da osteoporose é o tabagismo, o envelhecimento e a menopausa (que causa mudanças hormonais na mulher). Cerca de 80% dos casos de pacientes com osteoporose desenvolvem a doença em decorrência desses fatores.

 

À medida que ocorre o envelhecimento, a estrutura vertebral, assim como outros tecidos e órgãos do corpo, perde a capacidade natural de exercer suas funções normais. Esse processo de senilidade desencadeia um processo ósseo degenerativo, com perda da qualidade óssea.

 

Na menopausa, ocorre queda na produção de hormônios como o estrogênio e a progesterona, responsáveis pelo metabolismo do cálcio nos ossos, predispondo as mulheres a desenvolverem a osteoporose, principalmente a partir dos 50 anos de idade.

 

Vale destacar que o uso crônico de medicamentos como heparina e antiepilépticos, assim como doenças como hipertireoidismo e Síndrome de Cushing podem favorecer o aparecimento da osteoporose.

Quais os sintomas da osteoporose?

osteoporose na colunaA osteoporose é, muitas vezes, um assassino silencioso. O paciente acaba descobrindo a condição apenas quando apresenta uma fratura por fragilidade óssea. Antes dessa ocorrência mais séria, a osteoporose tende a ser assintomática.

 

Quando sintomática, a osteoporose na coluna pode se manifestar como redução da estatura do paciente, dor na coluna torácica ou lombar, fraturas por fragilidade, postura curvada (no caso de progredir para uma deformidade por causa das fraturas).

 

A fratura por osteoporose na coluna ocorre porque as vértebras não suportam a carga exigida pelo corpo sobre elas. Sua estrutura óssea, agora fragilizada, é incapaz de se manter íntegra, mesmo o indivíduo sendo magro ou não realizando nenhuma atividade de impacto. Muitas vezes, levantar do sofá ou da cama já se torna energia suficiente para causar essas fraturas por fragilidade óssea.

 

A deformidade na coluna ocorre devido à carga imprimida sobre a coluna, principalmente na coluna torácica e lombar. As vértebras tendem a se deformar, achatando-se e perdendo a altura, ocorrendo redução da estatura e deformidade da coluna.

Diagnóstico da osteoporose na coluna

osteoporose na colunaA perda da massa óssea ocorre progressivamente ao longo dos anos e, infelizmente, quando não investigada, o diagnóstico acaba sendo feito quando uma fratura já ocorreu, ou seja, o diagnóstico é feito tardiamente. Nessas situações, o quadro osteoporótico já se encontra em estágio avançado, e a massa óssea já com baixa densidade.

 

Como geralmente não apresenta sintomas em seu estágio inicial, o  diagnóstico precoce acaba sendo difícil de ser feito se o indivíduo não se submete aos exames de rastreio de forma periódica. O exame indicado para identificar o quadro e realizar rastreio de osteoporose é a densiometria óssea, estudo capaz de identificar a qualidade óssea e determinar se há enfraquecimento ou não. Nesse exame, três são os resultados possíveis: qualidade óssea normal, osteopenia ou osteoporose. A osteopenia é um estágio anterior à osteoporose e que, se não tratada, pode evoluir para quadros mais graves da doença. O ortopedista especialista em coluna pode solicitar outros exames complementares se houve necessidade.

Tratamento para osteoporose na coluna

O tratamento da osteoporose consiste na reposição dos componentes necessários para que os ossos passem a ser formados com uma boa qualidade e, assim, evitar a ocorrências de fraturas. O tratamento dos sintomas, como dor e deformidade auxiliam na manutenção da qualidade de vida do paciente. Por isso, é importante sempre ter o acompanhamento de um ortopedista especializado para avaliações periódicas e orientações quanto a mudanças no estilo de vida, quanto à necessidade de tratamento da osteopenia ou osteoporose e orientação quanto à prevenção de fraturas.

 

Dentre os tratamentos adotados, há medicamentos que podem ser prescritos para auxiliar na regeneração óssea como os bisfosfonatos.

 

Outro recurso que pode ser adotado pelo médico especialista em coluna é a prescrição de coletes ortopédicos, que têm por objetivo limitar temporariamente os movimentos da coluna e aliviar a dor do paciente. Esse tipo de abordagem é utilizado em alguns casos de fraturas na região da coluna torácica ou lombar, porém a necessidade do seu uso deve ser avaliada caso a caso, de forma individual.

Quando a cirurgia é necessária?

cirurgia da colunaDuas são as principais indicações de tratamento cirúrgico para essa condição: dor e deformidade.

 

A intervenção cirúrgica é indicada caso a dor na coluna persista após as abordagens terapêuticas conservadoras. A técnica cirúrgica mais utilizada nessas situações é a vertebroplastia ou cifoplastia, na qual é introduzida uma pequena cânula na vértebra do paciente para a colocação de cimento biológico, o qual é aplicado no interior do osso. Esse cimento promove  estabilidade para a vértebra do paciente, além de ser muito efetivo no alívio da dor.

 

Quando o quadro de deformidade está instalado, podem ser necessárias cirurgias para correção, envolvendo osteotomias e artrodese da coluna.

 

O tratamento deve ser individualizado. O médico ortopedista especialista em coluna é o profissional mais indicado para avaliar o quadro e, juntamente com o paciente, decidir pelo melhor tratamento.

Confira nosso blog

Planos de saúde atendidos pelo Dr. Lohran Anguera Lima

Amil

Amil

Amil One

Amil One

Bradesco Saúde

Bradesco Saúde

Itaú Seguros

Itaú Seguros

Lincx Saúde

Lincx Saúde

Medservice

Mediservice

NotreDame Intermédica

NotreDame Intermédica

Omint

Omint

One Health

One Health

Porto Seguro

Porto Seguro

Seguros Unimed

Seguros Unimed

SulAmérica

SulAmérica Saúde

Agende sua consulta com o Dr. Lohran

    Telefone

    WhatsApp

    E-mail

    Lohran Anguera - Doctoralia.com.br