Tenho problema na coluna, posso andar a cavalo?
Uma dúvida que alguns pacientes trazem para mim no consultório é se eles, uma vez que possuem problemas de coluna, estão proibidos de andar ...
26 agosto, 2024Entre em contato: (11) 3230-5050 ou (11) 97359-6482
Apesar de pouco comum, a espondilite anquilosante é uma doença autoimune caracterizada por uma inflamação da coluna vertebral, causando uma fusão entre as vértebras, prejudicando o aparelho locomotor. Acomete, ainda, outros órgãos como os rins e os olhos.
Quando presente, essa doença apresenta manifestações não só na coluna, podendo acometer outras articulações, como os quadris, ombros e joelhos. A espondilite anquilosante atinge, em sua maioria, os homens jovens e de meia idade.
Por ser uma patologia inflamatória crônica e de curso progressivo, o diagnóstico prematuro auxilia em um tratamento mais eficaz, além de minimizar o agravamento dos sintomas desta condição.
Os principais sintomas da espondilite anquilosante estão relacionados com a dor na coluna mesmo em repouso, especialmente na região sacroilíaca e lombar, além de rigidez articular. Sua progressão é lenta e silenciosa, sendo uma das causas de dor crônica na coluna. Por isso, é necessária a avaliação de um ortopedista especialista em coluna para o diagnóstico correto.
Tais problemas podem aparecer de forma abrupta e desaparecer em questão de semanas, retornando de forma mais acentuada após algum tempo. Por este motivo, há indivíduos que convivem muitos anos com o quadro, sem sequer se dar conta de que são portadores de uma doença autoimune.
O diagnóstico da espondilite anquilosante se dá pelo exame clínico, histórico do paciente associados a exames de imagem e de sangue. Os exames de imagem são importantes na avaliação das articulações sacro-ilíacas e da coluna lombar.
Um especialista em coluna consegue identificar as diferenças entre quadros similares à espondilite e orientar o tratamento correto para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida. O diagnóstico precoce pode permitir um tratamento menos agressivo, por vezes sem a necessidade de cirurgias.
Uma dúvida que alguns pacientes trazem para mim no consultório é se eles, uma vez que possuem problemas de coluna, estão proibidos de andar ...
26 agosto, 2024Com o avanço da tecnologia dentro do ramo da medicina, cirurgias assistidas por robôs têm se tornado uma tendência devido a sua praticidade,...
19 julho, 2024Em alguns casos sim, em outros não. Isso depende exclusivamente da causa da escoliose. Escolioses degenerativas podem ser evitadas com estil...
12 julho, 2024