Tenho problema na coluna, posso andar a cavalo?
Uma dúvida que alguns pacientes trazem para mim no consultório é se eles, uma vez que possuem problemas de coluna, estão proibidos de andar ...
26 agosto, 2024Entre em contato: (11) 3230-5050 ou (11) 97359-6482
A coluna é a base do corpo humano, responsável por transportar os impulsos nervosos pelo canal vertebral até o sistema nervoso central, e assim, possibilitar a realização de movimentos. No entanto, a estrutura pode sofrer com problemas ao longo de sua vida, sendo necessária uma cirurgia da coluna.
No entanto, antes de recorrer a um procedimento cirúrgico, é preciso um acompanhamento de um ortopedista especialista em coluna para avaliação e direcionamento. Todavia, a intervenção cirúrgica é indicada apenas quando os tratamentos conservadores não surtem o efeito esperado.
Antes da realização da cirurgia na coluna, o paciente passa por uma série de procedimentos avaliativos, como exames de imagem e, além disso, terapias como a Reeducação Postural Global (RPG) e fisioterapia, técnicas que visam auxiliar em afecções que acometem a estrutura.
Como já citado, a cirurgia da coluna é indicada em casos onde o tratamento conservador não apresentou resultados satisfatórios. Os candidatos aos procedimentos cirúrgicos, assim como as técnicas ideais para cada caso, são analisados previamente pelo ortopedista especialista em coluna, para que, então, a intervenção mais indicada seja realizada.
Dentre os principais problemas na coluna que exigem a cirurgia da coluna, estão:
A escoliose é uma deformidade na coluna causada por fatores como o estilo de vida do paciente ou que é geneticamente desenvolvida, fazendo que a curvatura da coluna se acentue para os lados, prejudicando a funcionalidade dos pacientes e, em casos mais complexos, comprimindo órgãos.
Em tais casos, a cirurgia é necessária para a correção e alinhamento estrutural, a fim de promover estabilidade e reabilitar o paciente para que tenha uma vida mais saudável.
Fraturas na coluna geralmente ocorrem devido a um acidente automobilístico ou queda. Há também quadros de osteoporose, que favorecem tal problema, uma vez que os ossos ficam porosos e têm uma maior predisposição a sofrer com estas implicações.
Nestas condições em que há a presença de uma fratura ou luxação, sintomas como a limitação de movimentos e dores constantes são as principais queixas apresentadas pelos pacientes. Portanto, é preciso de um acompanhamento especializado para avaliação e tratamento adequado, que pode ser por meio de técnicas conservadoras ou pela cirurgia da coluna.
Os discos intervertebrais têm a função de absorver o impacto entre as vértebras, atuando como amortecedores da estrutura, possibilitando uma série de movimentos naturais do dia a dia.
Contudo, a hérnia de disco pode ocorrer, sendo causada pelo desgaste discal ou devido ao deslocamento do mesmo. Este problema causa a compressão dos nervos e raízes da coluna, provocando dores recorrentes ao paciente, podendo ser necessária a cirurgia para a retirada da hérnia.
A sacroileíte é um problema inflamatório, que acomete a articulação sacro-ilíaca, articulação que faz a ligação entre a base da coluna vertebral e os ossos da bacia. Os sintomas se resumem em dor ao realizar movimentos simples, como subir uma escada ou posições em que o paciente se encontra em pé ou sentado.
Este quadro pode ser confundido facilmente com dor lombar e, por isso, é preciso de um diagnóstico assertivo de um ortopedista especialista em coluna para determinar o tratamento adequado.
Quando o caso evolui para uma condição de dor crônica na região, é necessário recorrer a cirurgias minimamente invasivas para controlar a base inicial do problema e eliminar as dores do paciente.
Para cada quadro há a necessidade de uma técnica específica e, para isso, é preciso de uma avaliação minuciosa de um especialista em coluna, assim como a tentativa de tratamentos conservadores após o diagnóstico inicial.
Dentre as principais técnicas para a cirurgia da coluna, estão:
A artrodese é uma técnica indicada para unir as vértebras que estão instáveis, escorregadas ou deslocadas umas das outras, característico em quadros onde há a deformidade da coluna, como a escoliose e a espondilolistese.
Neste procedimento, é colocado um enxerto ao redor da coluna, a fim de promover uma estabilidade entre as vértebras e eliminar a dor do paciente.
Os bloqueios da coluna são procedimentos minimamente invasivos, sem cortes na pele, que têm por objetivo controlar a dor do paciente, promovendo a analgesia e um efeito anti-inflamatório, sendo bastante comum em quadros de hérnias discais e artrose.
Por meio de injeções medicamentosas, o médico especialista em coluna pode aplicar diretamente no nervo acometido ou nas facetas da coluna, a fim de ‘bloquear’ a dor do paciente. Este procedimento, apesar de ser simples, é feito em ambiente hospitalar, sendo necessária a anestesia local para evitar incômodos ao indivíduo.
A cifoplastia é um procedimento cirúrgico que visa interromper a dor espinhal causada por uma fratura e restaurar a altura das vértebras.
Nesta técnica, é feita uma pequena incisão nas costas do paciente, onde o ortopedista especialista em coluna aplica um pequeno tubo e insere um balão, que ao inflar-se, restaura a altura da vértebra.
Depois que a vértebra está em sua altura normal, o balão é retirado, e o médico aplica um material chamado de polimetilmetacrilato, que endurece e mantém a coluna estável.
A cirurgia por meio de endoscopia é caracterizada pelo uso de uma pequena câmera para guiar o ortopedista durante o procedimento. Esta técnica é comumente utilizada para hérnias de disco e estenoses do canal vertebral.
Com o uso de instrumentos menores, é possível descomprimir nervos da coluna e eliminar as dores do paciente.
A recuperação após cirurgia na coluna consiste em repouso e o auxílio de fisioterapia ou Reeducação Postural Global para reabilitação do paciente e fortalecimento da coluna.
Dependendo do procedimento realizado, o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia.
Para ser um candidato à cirurgia da coluna é preciso ter o acompanhamento de um ortopedista especialista, que irá avaliar o quadro do paciente e lançar mão de técnicas conservadoras.
Caso os procedimentos habituais não surtam efeito, é indicada a cirurgia da coluna. Indivíduos que apresentam quadros crônicos, doenças degenerativas ou deformidades na coluna, são os principais candidatos para a intervenção cirúrgica.
Ter o acompanhamento de um ortopedista de coluna é de suma importância para o diagnóstico e tratamento correto. O especialista é capaz de identificar de forma mais assertiva as causas e qual procedimento não irá agredir o paciente e promover uma recuperação mais rápida, seja por meio de técnicas conservadoras ou cirúrgicas.
Uma dúvida que alguns pacientes trazem para mim no consultório é se eles, uma vez que possuem problemas de coluna, estão proibidos de andar ...
26 agosto, 2024Com o avanço da tecnologia dentro do ramo da medicina, cirurgias assistidas por robôs têm se tornado uma tendência devido a sua praticidade,...
19 julho, 2024Em alguns casos sim, em outros não. Isso depende exclusivamente da causa da escoliose. Escolioses degenerativas podem ser evitadas com estil...
12 julho, 2024