O que é hérnia de disco e como prevenir?

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre nos discos intervertebrais. Os discos funcionam como amortecedores da coluna vertebral, sendo a parte mais externa, o ânulo fibroso, uma estrutura mais rígida; e a parte mais interna, o núcleo pulposo, uma estrutura mais gelatinosa. Quando existe alguma fissura ou ruptura da camada mais rígida (ânulo fibroso), parte do conteúdo interno (núcleo pulposo) atravessa essa falha, causando, então, a hérnia de disco.

As hérnias de disco podem ser assintomáticas ou causar pressão nos nervos da coluna, gerando bastante dor na coluna ou irradiada para os membros, além de formigamento, alteração do tato da pele (falta de sensibilidade) e, inclusive, perda de força para realizar os movimentos dos membros superiores ou inferiores.

Existem diversos tratamentos para a hérnia de disco, desde tratamento com medicações, infiltrações e até cirurgias. Quando indicado o tratamento cirúrgico, atualmente, é realizada uma cirurgia minimamente invasiva por meio de câmeras e pinças delicadas, de modo que o paciente tenha uma rápida recuperação pós-operatória, inclusive recebendo alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia, caminhando, já sem dor.

COMO PREVENIR?

É importante sempre manter a coluna livre de inflamações, manter um peso adequado, não fumar e sempre manter fortalecida a musculatura que sustenta a coluna. A prática de exercícios físicos regulares é essencial e inegociável.

Esteja um passo à frente no que se refere a sua saúde. Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Lohran Anguera.