23 out Causas e tratamentos da cifose
POSSÍVEIS CAUSAS
Os desvios patológicos da coluna vertebral em sua maioria têm causas idiopáticas (desconhecidas), no entanto, nos casos em que se é possível determiná-las, podemos incluir:
Genética / Familiar
Anomalias congênitas
Alterações ósseas
Alterações neuromusculares
Alterações neurológicas
Traumatismos
Tumores
Obesidade
Atividade física imprópria
Sedentarismo
Tabagismo
Artrose
Desgaste dos discos
Má ergonomia / má postura
E O TRATAMENTO?
Na maior parte dos casos, os pacientes com problemas de hipercifose são submetidos a tratamentos conservadores, levando em consideração as peculiaridades de cada caso. São alguns fatores levados em consideração na definição do tratamento: idade do paciente, intensidade e padrão da deformidade, dor relacionada, dificuldade para deitar-se ou sentar-se, limitação para olhar para o horizonte, entre outros.
O tratamento conservador inclui medicações, técnicas de fisioterapia como o RPG (Reeducação Postural Global), além de outros exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna vertebral. Coletes ortopédicos também podem ser úteis no tratamento em alguns casos. Para os casos que estão associados com artrose, desgaste, dor e inflamação, a infiltração da coluna tem ótima indicação e contribui para o tratamento adequado.
Tem mais dúvidas sobre a cifose e hipercifose? Entre em contato com o consultório do Dr. Lohran Anguera para agendar sua consulta.