Artrose: o que dizem os mitos e as verdades sobre a doença

Artrose_ o que dizem os mitos e as verdades sobre a doença

Artrose: o que dizem os mitos e as verdades sobre a doença

A artrose é uma condição em que há desgaste da cartilagem que reveste as nossas articulações, podendo ocorrer em qualquer articulação do corpo (articulações da coluna inclusive). Esses desgastes ocorrem por conta do uso excessivo ou mal uso das articulações, bem como pela presença de inflamações na coluna vertebral. O envelhecimento natural do corpo potencializa a ocorrência da artrose.

Existem alguns mitos e verdades sobre o assunto que podem gerar algumas dúvidas entre as pessoas, então nesse artigo iremos esclarecê-las:

A artrose tem cura?

A artrose ainda não tem uma cura definitiva de forma conservadora, apesar da evolução da medicina. Os pacientes que desenvolvem a artrose, podem realizar tratamentos para controle da dor e para interromper a progressão da doença. Há casos em que o tratamento cirúrgico é indicado, sendo que nessas situações a artrose será sim curada, pois haverá a substituição da articulação por algum outro dispositivo, exemplo: prótese ou cage.

Pilates ajuda no tratamento da artrose

Verdade. Uma das formas de evitar a progressão da artrose é fortalecer a musculatura que sustenta a coluna. Esse fortalecimento é obtido com exercícios físicos, aliados a alongamentos, sendo o pilates uma ótima atividade para essa finalidade.

A artrose causa afastamento do trabalho

Verdade. Atualmente no Brasil, de acordo com dados da Previdência Social (INSS), cerca de 7,5% de todos os afastamentos de trabalho são causados pela artrose ou por consequências dela. Entre as justificativas de auxílio-doença, a artrose aparece em segundo lugar e é a quarta causa determinante para aposentadoria, representando 6,2% dos trabalhadores. Entretanto, apenas casos avançados de artrose geralmente provocam limitações e incapacidades físicas suficientes para afastar alguém do trabalho.

É possível evitar a artrose

Verdade. Manter um estilo de vida saudável, com controle do peso corporal, atividades físicas constantes e regulares, bom fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna e evitar o tabagismo são formas de evitar a artrose. Entretanto, com o envelhecimento natural do corpo humano, pode ser que haja algum grau de artrose, mesmo nos pacientes que possuem um estilo de vida saudável. Nestes casos, a artrose tende a ser mais leve e não deve gerar grandes limitações físicas.

Todo caso de artrose é cirúrgico

Mito. A cirurgia é indicada apenas em casos graves, quando é necessário fazer um realinhamento dos ossos ou a colocação de prótese/cage para substituir a articulação lesionada.

Para evitar complicações maiores, o ideal é que o paciente faça uma visita com um especialista de coluna para tirar as dúvidas e ser conduzido ao melhor tratamento.