Coluna travada: o que fazer?

coluna travada

Coluna travada: o que fazer?

Se você já sofreu com a coluna travada, sabe o desconforto que é essa situação, por vezes incapacitante, em que o incômodo proporcionado pode trazer muitas dores e acabar comprometendo a realização de atividades simples do dia a dia.

Por conta deste quadro ser bastante incômodo, separamos dicas para melhorar a saúde da sua coluna, caso apresente dores.

Sofrer com a dor nas costas é algo comum, porém não deve ser encarado como algo normal. O fato é que algumas pessoas vão apresentar uma dor de maneira tão intensa e abrupta, que vão acabar tendo as costas travadas, ficando impossibilitadas de voltar à posição inicial ou com uma limitação significativa nos movimentos.

Em algum momento da vida, a maioria das pessoas vai apresentar pelo menos uma crise de dor na coluna. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas vão ter algum tipo de dor na região da coluna durante a sua vida. Tal dado mostra o quanto este problema é comum e disseminado na população.

Quais as principais causas do travamento da coluna?

A dor nas costas está, geralmente, relacionada a alterações musculares ou ainda a hábitos posturais inadequados. Desta maneira, o travamento da coluna pode ocorrer a qualquer momento em todas as faixas etárias, mas comumente ocorre como uma resposta do organismo a uma dor aguda na coluna.

coluna travadaEm outras palavras, o travamento da coluna é uma resposta do nosso organismo a uma dor intensa a qual foi submetido, sendo uma espécie de defesa. Com a dor intensa no local, o nosso corpo realiza o travamento da região afetada para indicar que algo ali não está bem.

Movimentos repentinos e intensos, ou mesmo a má execução de movimentos durante o levantamento de pesos durante a prática esportiva ou profissões que exigem este tipo de ação, também podem desencadear esse tipo de acometimento.

As áreas mais afetadas são aquelas que sofrem com uma carga constante de peso, como a região cervical, na altura do pescoço e a lombar, na parte inferior da coluna. Isso ocorre porque são as porções mais móveis e dinâmicas da coluna vertebral.

Todavia, há outros aspectos da vida do paciente que prejudicam a saúde da coluna, como o sedentarismo, tabagismo, obesidade e a idade.

Mas o que fazer com a coluna travada?

A depender da dor, da gravidade e do que ocasionou o travamento da coluna, algumas medidas caseiras podem ser adotadas a fim de aliviar os sintomas.

Caso nenhuma medida aqui seja capaz de aliviar os sintomas e resolver a dor, você deve estar ciente que deverá buscar ajuda de um médico especialista em coluna para avaliar o seu caso e identificar as causas que podem ter ocasionado a coluna travada. Dentre as principais medidas que podem ser adotadas, estão:

Compressas mornas ou quentes

Uma das causas do travamento da coluna é o espasmo muscular que ocorre na tentativa de protegê-la de novos movimentos inadequados. Sendo assim, a musculatura fica rígida, tensa.

A compressa morna ou quente relaxa os músculos e favorece a circulação sanguínea em toda a região, o que auxilia no processo de cicatrização, caso tenha ocorrido alguma lesão muscular associada.

Terapias manuais e massagens podem ajudar

tratamento para coluna travadaQuando estamos com a coluna travada, não queremos nem mesmo que alguém encoste em nós, mas a massagem local sobre a musculatura tensionada pode ajudar e muito a aliviar o travamento e a provocar um relaxamento. Assim como as compressas, as técnicas manuais trabalham relaxando a musculatura e ainda favorecem a liberação de endorfina, que atua aliviando a dor.

Se você puder investir em terapias manuais e em massagens profissionais, essas acabam sendo mais indicadas. Todavia, as automassagens também podem ajudar a aliviar o incômodo. Para tanto, vá progressivamente fazendo os movimentos conforme a dor permita, não force demasiadamente a área. Mas fique atento: as terapias manuais e massagens não devem ser encaradas como a solução do problema, apenas como uma tentativa de aliviar os sintomas.

Exercícios de alongamento para a coluna travada

Tudo o que você certamente não quer é ficar se movimentando, mas os exercícios de alongamento podem a longo prazo ajudar a aliviar a dor e também a prevenir novas ocorrências. Isso acontece porque o alongamento atua fortalecendo e preparando a musculatura da região para essas situações.

Para pessoas que já estão com a coluna travada, investir nos exercícios de alongamento evita que os músculos fiquem ainda mais rígidos e a dor se agrave. Todavia, não se exercite demais, os exercícios de maneira exaustiva também podem aumentar a lesão nos músculos da coluna de modo a piorar o quadro de dor. Buscar um profissional capacitado é de suma importância, seja um fisioterapeuta, seja um preparador físico.

Quando procurar um ortopedista de coluna?

ortopedista de colunaCaso as dores sejam persistentes, apresentem sintomas progressivos (sem alívio em poucos dias) ou sejam acompanhadas de perda de movimentos ou alterações da sensibilidade, é preciso procurar o acompanhamento de um ortopedista especializado em coluna.

Esse profissional irá realizar uma avaliação minuciosa, desde a compreensão da história da dor até um exame físico completo à procura de dados que elucidem o diagnóstico. Além disso, exames de imagem podem ser solicitados para que o diagnóstico seja feito e o tratamento adequado aplicado.

Como prevenir problemas na coluna e coluna travada?

A coluna é a base do corpo humano, e por este motivo a estrutura é impactada facilmente caso o paciente não tenha hábitos que prezem pela sua plena saúde e funcionalidade, como não fumar, manter uma postura adequada, evitar ficar longos períodos na mesma posição e evitar pegar peso em excesso.

A prática de exercícios físicos, sejam eles intensos sejam eles mais leves, auxiliam na prevenção de problemas na coluna e da saúde de maneira geral. Controlar o peso, assim como procurar ter uma alimentação saudável também são medidas que fazem parte desta prevenção.

Vale destacar novamente que, mesmo se adotando todas as medidas trazidas o quadro não apresente nenhuma melhora em pelo menos três dias, você deve buscar ajuda de um profissional médico de sua confiança. Nesse caso, é preciso identificar as causas do quadro clínico e igualmente a melhor intervenção com base em sua origem.

Planos de saúde atendidos pelo Dr. Lohran Anguera Lima

Amil

Amil

Amil One

Amil One

Bradesco Saúde

Bradesco Saúde

Care Plus

Care Plus

Itaú Seguros

Itaú Seguros

Lincx Saúde

Lincx Saúde

Medservice

Mediservice

NotreDame Intermédica

NotreDame Intermédica

Omint

Omint

One Health

One Health

Porto Seguro

Porto Seguro

Seguros Unimed

Seguros Unimed

SulAmérica

SulAmérica Saúde